Saca só as visualizações! :D

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Exercício da Cidadania

As sugestões para quem quer garantir os direitos que estão previstos na lei e começar a ver mudanças na sociedade são ações como ter contato com a Constituição brasileira, conhecer os problemas da comunidade onde vive e, principalmente, participar dos espaços públicos. O cientista político Fernando Luiz Abrucio dá algumas dicas práticas: “O jovem pode começar participando, por exemplo, na gestão da sua escola, a pensar como seu bairro e sua cidade são organizados e participar dos vários espaços públicos que há na cidade”.

A presidente da UNE complementa afirmando que é interessante se mobilizar e lutar por questões específicas que interferem diretamente no dia-a-dia, pois “é preciso se engajar de forma coletiva nas transformações que queremos ver implementada, pois, sozinho, nenhum de nós consegue transformar a realidade. É por isso que espaços coletivos são importantes para o jovem ‘se encontrar’”.

A orientação de Lúcia vai mais além. Ela recomenda colaborar ou até mesmo fazer parte de ONGs (organizações não-governamentais), movimentos sociais e estudantis e filiar-se à partido político. “Hoje há um cenário muito favorável para a participação política dos jovens, pois existem muitos movimentos que permitem à juventude interferir de forma mais direta, inclusive no processo eleitoral, ao se candidatar a um cargo para buscar uma política diferenciada e renovada no poder executivo”.

Abrucio acredita que se cada cidadão fizer isso, com a somatória das participações em vários espaços públicos, a tendência é que a Constituição se mova positivamente. “Caso contrário, ela fica parada e, dessa forma, não é usada”.

Sem dúvida, a Constituição foi um marco fundamental do período pós-ditadura (1985), mas muitos de nossos problemas ainda não foram resolvidos já que ela não é perfeita e é preciso participação política para vê-la em prática. Porém, como afirma o historiador José Murilo de Carvalho: “A frágil democracia brasileira precisa de tempo. Quanto mais tempo ela sobreviver, maior será a probabilidade de fazer as correções necessárias nos mecanismos políticos e de se consolidar. Sua consolidação nos países que são hoje considerados democráticos, incluindo a Inglaterra, exigiu um aprendizado de séculos”

Um comentário:

  1. Para quem pegar a nossa constituição para ler e descobrir o quanto aquilo la é lindo!
    Mas infelizmente a verdade hoje em dia é bem diferente, estamos lutando para termos o básico dela no nosso dia dia, ( o principio da idoniedade é realmente o básico do básico que queremos no governo ), se ao menus isso for respeitado, nós finalmente vamos ter governantes decentes para embalar os projetos com educação, ( se bem q hoj em dia ver a mulekada ostentando suas caixinhas de som ao invéz de livros ou ate mesmo os gibis que embalaram tantos de nós no passado ), saude, e tudo mais que nós somos e estamos tão carentes.
    Dou uma dica, quando der apoiem movimentos como, clube de castores, rotaract, etc....
    Vamos tentar deixar nossos jovens menus alienados, isso ja vai ser um ótimo passo!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante. Mas, usar as palavras certas é um dom. Deixe seu feedback, mas saiba que ele pode ser moderado.